LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO E PESQUISA DE LEPTOSPIROSE
No LABLEPTO são desenvolvidas atividades de prestação de serviço, através do diagnóstico sorológico para leptospirose em animais, utilizando a técnica de soroaglutinação microscópica (SAM). Além de atividades de pesquisa em leptospirose, como: o isolamento de Leptospira spp. de amostras ambientais e de animais; testes sorológicos por ELISA; avaliações moleculares por PCR; entre outras.

REMESSA DE MATERIAL
Para o diagnóstico sorológico de leptospirose, o material a ser enviado deve ser o soro (mínimo de 150 microlitros de soro) em tubo de ensaio com tampa ou microtubos tipo Eppendorf, refrigerado ou congelado em caixa isotérmica com gelo reciclável. As amostras devem ser identificadas e enviadas juntamente com a requisição do médico veterinário responsável (que pode ser impressa clicando no botão "Formulário de envio").
As amostras para diagnóstico laboratorial podem ser entregues diretamente no LABLEPTO-UFSM, de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, ou enviadas por transportadora para o seguinte endereço:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Microbiologia e Parasitologia - Prédio 20
Sala 4235 (2°andar) - LABLEPTO
CEP: 97105-900
Santa Maria - Rio Grande do Sul
Observações: recomenda-se o envio das amostras por transportadora, pois qualquer outra modalidade de envio pode acarretar em demora da entrega das amostras ou a não entrega da mesmas, o que poderá impossibilitar a realização do exame.
Amostras de soro hemolisadas poderão impossibilitar a realização do exame.
O pagamento pode ser efetuado no momento da entrega das amostras ou, posteriormente, via boleto emitido pelo LabLepto.
IMPORTANTE: os laudos serão disponibilizados somente após o pagamento do exame.
VALORES
R$ 35,00*
*Valor por amostra individual (independente da espécie)
R$ 30,00*
Para 10 amostras ou mais amostras (independente da espécie)

O LABLEPTO
Quem somos
Contamos com uma equipe dedicada composta por professores-doutores, técnicos e alunos de pós-graduação e graduação (iniciação científica e estagiários) da Universidade Federal de Santa Maria que desempenham as atividades de diagnóstico e pesquisa com comprometido e precisão dos resultados.

A EQUIPE
ANA EUCARES VON LAER
Coordenadora
Atualmente é professora Adjunta do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Centro de Ciências da Saúde no Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2001), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel (2004) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo-USP(2009).
SÔNIA DE AVILA BOTTON
Pesquisadora
Atualmente é professora Titular do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Centro de Ciências da Saúde no Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFSM, mestrado em Medicina Veterinária Preventiva e doutorado em Medicina Veterinária pela UFSM.
PÓS GRADUANDOS
Patrícia dos Santos Martins
Mestranda
Formada em Medicina Veterinária pela UFSM
Taynara Dias Lansarin
Doutoranda
Formada em Medicina Veterinária pela UNIPAMPA
Clarissa Luciano Barboza
Mestranda
Formada em Medicina Veterinária pela UFSM
ESTAGIÁRIOS
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Em caso de quaisquer dúvidas sobre serviços e preços oferecidos pelo laboratório, entre em contato conosco
55 3220 8885
